terça-feira, 28 de abril de 2015

Gastronomia de Itacaré

Não sou muito de frutos do mar e receio comer comidas, que não esteja acostumada, quando estou em viagem.
E mesmo assim achei tantas coisas boas para experimentar em Itacaré!
Minha amiga, que mora lá, publicou uma foto do primeiro almoço vegetariano da vida dela, dias antes da minha viagem.
Na hora pensei: Eba! Tem isso por lá!
E meus almoços foram quase sempre nesse restaurante vegetariano. Só não foram quando estava fechado. (Risos)
O lugar chama-se Naturalmente - comida vegetariana, fica na Passarela da Vila (um calçadão charmoso) e é o tipo do lugar que me faz me sentir bem: comida boa, música boa, detalhes bonitos, bom atendimento.
Um achado!!!
De noite, eles servem pizza e outras massas (que infelizmente não deu tempo de experimentar), como ravioli, lasanha e nhoque.
Ainda na Passarela, temos o que vou chamar de Caramelinho (pois tem o Caramelo na rua principal - a Pituba - e é um barzinho/confeitaria/lancheria).
Adorei, adorei, adorei o atendimento! Regiane é o nome da pessoa querida responsável por isto. E lá tem wi-fi.
Primeiro dia tinha torta de chocolate (sem farinha), torta de banana com chocolate e torta de cupuaçu com chocolate.
E assim era...opções de tortas. Também há tortas salgadas (que aliás, comi uma com beringela, passas de uva e não lembro o que mais, que estava muito gostosa! E olha que não gosto de beringela).
Em 2013 jantei quase todos os dias na pizzaria Estação Brasil. Este ano estava bem satisfeita com as pizzas do vegetariano, mas teve uma noite que fui lá comemorar o aniversário da brasiliense Maria Paula.
Conheci, ela e a mãe, no caminho entre Ilhéus e Itacaré, pois chegamos no mesmo dia e fomos juntas para lá. Depois não nos achamos mais até que as encontrei na beira de uma praia justamente no dia da "festa".
Claro que tinha que ir prestigiar! Achei um amor o convite!
Já na frente de um mercadinho, vi que tinha isto:
Para quem não conhece ou nem ouviu falar, agora estão na moda estes picolés mais robustos (que dizem que são inspirados nos) mexicanos.
Aqui em Porto Alegre temos Los Paleteros (o melhor, pra mim), Arriba e Mexicas Fest, até onde sei.
Fui dar uma olhada nos sabores e tinha um de banana com Nutella...não resisti: queria!
Só que naquele dia não tinha. Estavam esperando que chegassem de São Paulo.
Para saciar minha fome, acabei indo no restaurante/lancheria/confeitaria Pimenta Doce (os donos são gaúchos) experimentar o Banachoco, que tinha visto no dia anterior.
E ele veio assim e é bem gostoso! Diferente, sabe? Achei muito boa a ideia!
 Os donos são bem queridos! Há outras várias tortas que não tive tempo de experimentar... e há tortas salgadas também.
Em outro dia, finalmente, consegui comer o Los Cabrones de banana + Nutella: delícia! Gostinho muito bom!
Agora o crepe: adoro! E aqui em Porto Alegre está difícil de encontrar.
Lá em Itacaré tinha, pelo menos, dois lugares oferecendo.
Uma noite entrei no Tio Gu Café e Creperia.
Atendimento nota 10!
Meu crepe salgado não foi aquiiiilo tudo que eu esperava (como falei, adoro crepe (então sou exigente), mas também queria um mais saudavelzinho), mas o doce estava bem gostoso e o melhor - olhem o amor dos detalhes das bordas que vieram nos meus dois pratos:
Achei muito querido da parte deles e queria ter aparecido outro dia para ver o que escreveriam (se é que escreveriam). Mas não deu tempo...
Além da comilança toda, também tomei suco de jabuticaba (no vegetariano) e muitas águas de coco na beira da praia (único lugar que tomo água de coco e que gosto do gosto).

Ai, ai...enquanto escrevia este meu escrito, deu fome! (Risos)
Espero que estejam bem alimentados e não passem por isto!
E se passarem, que comam algo bem saudável!

Deixa eu aproveitar para repassar uma notícia que acabei de ver sobre brócolis (e limpar minha barra com vocês):
Brócolis realmente eliminam toxinas

Essa é a conclusão de um estudo* feito na China. Os voluntários que tomaram suco de brócolis conseguiram expelir 61% mais benzeno e 23% mais acroleína (substâncias cancerígenas contidas no cigarro) na urina.

*Fonte: Rapid and Sustainable Detoxication of Airborne Pollutants by Broccoli Sprout Beverage: Results of a Randomized Control Trial in China. Patricia Egner e outros, Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health.


http://super.abril.com.br/saude/brocolis-realmente-eliminam-toxinas-819839.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_super

Também falei de Itacaré aqui (quando fui em 2013):
http://escritosgreice.blogspot.com.br/2013/05/itacare-gostei-de-ti_5.html
http://escritosgreice.blogspot.com.br/2013/05/voltando-para-casa.html
Anunciei minha viagem de 2015 aqui:
http://escritosgreice.blogspot.com.br/2015/03/ferias-2015-parte-2.html 
Contei de um pôr do sol aqui:
http://escritosgreice.blogspot.com.br/2015/04/por-do-sol-em-itacare.html
E do monte de Yoga que fiz aqui:
http://escritosgreice.blogspot.com.br/2015/04/yoga-em-itacare.html

Obrigada por terem vindo até aqui.
Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário passa por moderação da autora do blog