quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Formatura, Forma dura

É um dos eventos que mais gosto de ir. Amei a minha e sempre vejo os formandos tão felizes quanto estive no meu dia.
E as autoridades das faculdades normalmente não gostam que os formandos e seus convidados façam algo de muito diferente ou barulhento.
Há um ritual a ser seguido e pouco se foge daquele script.
Mesmo assim há muito de pessoal e de espontâneo na demonstração da alegria de cada formando.
E isso contagia.
Para ficar melhor ainda, ela permeia toda a solenidade: na chegada dentro do salão de atos, na subida ao palco, na espera de cada etapa, ao receber o "canudo", ao tirar fotografia, ao cumprimentar os colegas.
É um sorriso largo, uma brincadeira com os colegas próximos, um grito de vitória, um coraçãozinho feito com as mãos, uma dancinha quando a música é irresistível, uma vibração pelo chamamento de um colega querido e por aí vai.
E a plateia fica atenta à lista de chamada, aos gestos e palavras daquele que a motivou a estar ali, por  algumas horas, participando de um momento especialíssimo em sua vida.
Como se não bastasse tudo isso, ainda há uma parte que me toca bastante e, acredito, a muitas outras pessoas, a julgar pelo volume alto com que os cantam: a hora dos hinos.
Dá um orgulho, uma emoção, uma certeza de que defenderíamos mesmo nossa terra, caso fosse preciso. (E penso que os políticos deveriam cantar hinos mais vezes.)

O trocadilho do título foi só uma brincadeirinha, como se quisesse revelar a formação da palavra.
Na realidade, nem pesquisei sua origem. Só quis chamar a atenção ao contraste entre dureza, conservadorismo de uma cerimônia pomposa (que respeito e acho bonita) e a natureza humana: mais incontrolável, imprevisível, à flor da pele.
E o equilíbrio das duas coisas oferece-nos uma cerimônia linda, divertida, emocionante.
Aproveito para agradecer todos os convites de formatura recebidos até aqui e aos que ainda virão. Só deixo de comparecer quando não consigo mesmo. É uma satisfação estar lá!

Obs.: tirei uma foto da foto, para colocar de imagem no post de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário passa por moderação da autora do blog