domingo, 5 de maio de 2013

Itacaré, gostei de ti!

 

Se te dissessem: "Vais ter de acordar muito cedo e esperar horas para um novo embarque no aeroporto de SP, mas vais ver um belíssimo amanhecer. Queres?", irias? Não irias?
Pois é, ninguém me fez uma proposta exatamente assim, mas foi deste jeito que começou minha ida a Itacaré - BA, nos meus últimos dias de férias.
Dormi menos de 2 horas, naquela madrugada, fui até o aeroporto abaixo de muita chuva (não lembro de ter enfrentado nada igual), fiquei tensa com o fato de ter de conseguir embalar minha bagagem e ainda dar tempo de fazer o check in. Mas deu tudo certo.
Na aeronave, sentada na janela, noite ainda, já sem chuva, de mangas curtas e começando a dar frio...
Eis que o que eu tentava identificar (e sabia que não era espuma de mar, pois o Guaíba é um lago), em algum lugar que não sabia bem se era no céu ou na terra, era uma abertura naquele céu escuro da manhã chuvosa.
E, de repente, estávamos acima daquele campo de nebulosas e o sol começando a surgir.
Logo já estava bem aquecida por onde ele me tocava. Uma delícia aquele calor! Uma bênção!

Tudo lindo, maravilhoso, mas vieram as 6 horas de espera (meu reino por uma cama!). E foram (quase) intermináveis, mas cheguei em Ilhéus.
Só que não acabou aí: de lá são mais 70 km até Itacaré.
Se é muito trabalho ir até lá? Até é, mas vale muito a pena!
É uma cidade pequena, com ruas de paralelepípedo ou de chão batido (terra vermelha), com praias, de águas quentes, ali mesmo ou a alguns quilômetros de distância.
Fiquei com as mais próximas, as que só dependiam de meus pés para chegar.
E vieram, na sequencia, a Praia da Concha, Praia de Resende, Praia da Tiririca, Praia da Costa e Praia da Ribeira.
 Praia da Concha 
Praia de Resende
Praia da Tiririca
Praia da Costa (sempre vazia - passagem para a praia da Ribeira)
Praia da Ribeira
Só a primeira tem águas calmas. As outras são mar de ondas, paraíso dos surfistas.
Teve também a Prainha, que após uma caminhada por trilha e uma água de coco, apareceu...quase deserta e muito bela.
Prainha

Itacaré é um lugar de pessoas simpáticas e hospitaleiras.
Gastronomia para todos os gostos, mas adorei o Estação Brasil, onde comi pizza de gorgonzola com maçã verde (diferente, né? Deliciosa!). A decoração, as músicas, os vídeos, a Kombi...tudo é muito legal! Cria um ambiente gostoso de ficar!
Também conheci outras pessoas que, como eu, vinham de outros lugares do Brasil e estavam ali só de passagem.
Proporcionaram-me ótimos momentos naqueles dias, companhia, e trouxe a amizade deles comigo.
Adorei o lugar! A Bahia, mais uma vez, me conquistando e me fazendo querer voltar mais e mais vezes.
Pôr-do-sol na Ponta do Xaréu (Praia da Concha) 
Pôr-do-sol na Ponta do Xaréu (Praia da Concha)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário passa por moderação da autora do blog