domingo, 28 de agosto de 2011

Férias 2010 - vigésimo oitavo dia


Sábado, 16/10/10, dia do meu aniversário, acordei em Madri!
Bem fresquinho...agasalhei-me com o que tinha...
Café da manhã, no hotel, no horário combinado, para todo mundo se encontrar.
Metrô...chegamos na Plaza del Callao (uma zona com bastante lojas). Era o começo do show de arquitetura da cidade.

Em seguida, chegamos na praça Puerta del Sol, que é considerada como o quilômetro zero das estradas espanholas e onde tem a estátua do urso, símbolo deles - representa os símbolos do escudo de Madri: um medronheiro e um urso agarrado a ele.
Era uma das portas de entrada da cidade, no século XV.

                                            Carlos III
Depois de tirar algumas fotos por ali, verifiquei que uma rua, que seguia, tinha prédios realmente lindíssimos. Não era nosso caminho. Então pedi, pros meus amigos, um tempinho para "conferir" o que via...



Ainda na Puerta del Sol, passamos por um artista, de rua, sem cabeça e por uma estátua de Vênus.

E, seguindo nosso caminho, passamos por algumas vitrines interessantes.



Até chegarmos na Plaza Mayor.

Fomos no Mercado San Miguel. É basicamente um mercado gastronômico. Não muito grande, mas com várias bancas.
Na hora que passamos por lá, tinha pouco movimento. Eram umas 10:30h. E foi o primeiro dia, da minha vida, em que tomei sangria pela manhã.



Mais alguns passos e passamos pela Plaza de La Villa.
E chegamos na catedral e cripta de Santa Maria La Real de La Almuneda.
É a primeira catedral espanhola consagrada por um Papa e a primeira consagrada, por João Paulo II, fora de Roma.
Passamos por lá e havia missa. Voltamos mais tarde e pudemos fotografar melhor...é algo!!! Colorida...com ares de modernidade (nem tanto a cripta, mas a catedral...bem diferente!).







A catedral é ao lado do Palacio Real de Madrid.
Pausa para um sorvetinho..(ideia minha que, prontamente, foi aceita!)
...antes de entrarmos nos Jardines de Sabatini (espaço que era ocupado pelos estábulos do Palacio Real).

                                                  Palacio ao fundo
Mais adiante, um baita monumento (lindo) a Cervantes, na Plaza de España.
Com direito a Dom Quixote, Sancho Pança e Dulcineia.


Mais um pouco de caminhada e chegamos no Templo de Debod, que, infelizmente, já estava fechado para visitação interna.
É um templo egípcio, do século VI a.C., dedicado ao culto dos deuses Amon e Isis, que foi transferido, do Egito para a Espanha. Dizem que sua reconstrução, pedra por pedra, foi um árduo trabalho.

E já estava na hora de comermos algo mais substancial.
De volta ao mercado, o movimento já era intenso. Nos balcões, grupos diferentes ficam, lado a lado, confraternizando.
Conseguimos um lugarzinho. Uns ficaram ali para cuidar dele, enquanto outros iam atrás do que queriam comer.
Já era noite quando voltamos para o hotel. Tomamos banho e saímos novamente. A comemoração não tinha acabado. Destino: Hard Rock Café (HRC) - Madrid.
Acabava o meu aniversário e começava o aniversário do Luís (de camisa listrada).

E, neste dia, provei a sobremesa, do HRC, que meu amigo Paulo havia sugerido, em Lisboa.
Adorei meu dia!

E este foi meu primeiro dia em Madri!

3 comentários:

  1. A cara de felicidade da guria no Haagen-Dazs!! :D
    Perguntinha: aquela garrafa de vinho, na foto do nosso lanchinho no mercado, era a 1ª, a 2ª ou a 3ª?

    PS: agora fiquei chateado. Acho que nem te dei os parabéns nesse dia...

    ResponderExcluir
  2. Sim...eu e os Haagen somos um caso de amor profundo!!! :p

    Provavelmente aquela era a 1a garrafa, pois nossas comidas estão intactas ainda. Era só o começo...né, Ju? :D

    Certo que me deste parabéns! E várias vezes durante o dia!!! \o/

    ResponderExcluir
  3. Aniversário inesquecível,com certeza!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Este comentário passa por moderação da autora do blog